Ciência Política
Publicado: 04/10/2022 - 13:21
Última modificação: 09/10/2024 - 14:48
Descrição:
A Ciência Política é a disciplina que estuda a política, as relações de poder e ações políticas e as instituições políticas de uma perspectiva científica.
A área de Ciência Política estuda e pesquisa o pensamento político moderno e as correntes políticas: liberalismo, conservadorismo, socialismo etc. Também estuda as formas de ação política e as instituições políticas que compõem o Estado (poderes legislativos, executivo, judiciário e forças armadas) e os modos de organização (sistemas políticos, sistemas eleitorais) e representação de interesses (partidos e sindicatos etc.). Ciência política dedica-se a compreender as classes e os grupos de interesse. Estuda também as políticas públicas, em suas diferentes etapas - planejamento e gestão pública, formulação e avaliação de políticas públicas, políticas sociais etc.), os processos eleições (pesquisas eleitorais, estratégias eleitorais), relações internacionais (política externa, política internacional, diplomacia etc.) e o comportamento político (mobilizações sociais, movimentos sociais e políticos, organizações da sociedade civil, voto, opinião pública).
Docentes que compõe a área de atuação
- Aldo Durán Gil
- Danilo Enrico Martuscelli
- Camila Maria Risso Sales
- Eliane Soares
- João Batista Domingues Filho
- Leonardo Barbosa e Silva
- Patrícia Vieira Trópia
Informações Gerais
A área de Ciência Política habilita o titulado em Ciências Sociais para atuar profissionalmente nos setores público, privado, como bacharel ou licenciado e, portanto, apto a lecionar na educação básica e no ensino superior.
Este profissional pode um funcionário nos governos (federal, estadual ou municipal), nos legislativos (Congresso Nacional, Assembléia Legislativa ou Câmara dos Vereadores), na diplomacia e em institutos de pesquisa.
No setor privado, as alternativas incluem desde empregos em institutos de pesquisa, empresas de consultoria, empresas com negócios internacionais, partidos políticos, sindicatos, movimentos sociais, ONGs, até o trabalho autônomo em consultorias e assessorias.